segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mensagem para o Dia Mundial do Turismo 2010 dedicada à biodiversidade.

Vaticano quer turistas mais atentos ao ambiente

O Vaticano apelou hoje a uma maior atenção ecológica por parte dos turistas de todo o mundo, lembrando o impacto desta indústria sobre o meio ambiente.
Na Mensagem para o Dia Mundial do Turismo 2010, que se celebrará a 27 de Setembro, o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (CPPMI) fala em “graves perigos” para vários ecossistemas do planeta.
Em particular, são lembradas as mudanças climáticas, a desertificação e a perda da biodiversidade, que, segundo o documento, “exigem uma solução urgente”
Para o CPPMI, um turismo organizado de forma apropriada pode ser um “importante recurso de desenvolvimento e bem-estar” para muitas populações, mas é preciso ter em conta os “graves danos de tipo ambiental” que podem ocorrer nas zonas em causa.
Nesse sentido, indica o Vaticano, a indústria do turismo não pode negar-se a “defender a biodiversidade”.
Locais como florestas, desertos, barreiras de coral, oceanos e zonas polares correm o risco de serem destruídos por causa das multidões que chegam, permanecem e partem em viagens turísticas, pode ler-se no texto assinado pelo presidente do CPPMI, Arcebispo Antonio Maria Vegliò.
Seguindo o tema “Turismo e biodiversidade”, a mensagem indica que só nos últimos anos “estão ameaçados ou em risco de extinção 22% dos mamíferos, 31% dos anfíbios” ou 27% das barreiras de coral.
Neste “cenário preocupante”, observa o CPPMI, o turista deve fazer a sua parte no que diz respeito ao “consumo desmesurado de recursos limitados”, como a água potável, e à “grande produção de resíduos contaminantes”.
O turismo, indica o Vaticano, “nasce e desenvolve-se por causa da atracção de alguns sítios naturais e culturas, mas estes podem ser deteriorados e mesmo destruídos pelo próprio turismo, pelo que acabam por ser excluídos dos destinos turísticos”.
Neste contexto, a actividade económica deve ser “acompanhada de princípios de sustentabilidade e respeito pela diversidade ecológica”.
Segundo a mensagem, é “urgente e necessária” a busca de “um equilíbrio entre turismo e biodiversidade, no qual ambos se apoiem reciprocamente, de modo que desenvolvimento económico e protecção do ambiente não surjam como elementos opostos e incompatíveis”.
Daqui surge um apelo em favor de um “turismo sustentável”, que proteja recursos naturais e culturais, para além de promover “a luta contra a pobreza”.
Aos turistas é pedido que respeitem os locais visitados e que “em caso algum” prejudiquem “o território ou o património histórico-cultural” do destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!