segunda-feira, 28 de junho de 2010

Montra TeK: Mais telemóveis amigos do ambiente.

Publicado por Casa dos Bits

 
Começaram por apostar nos materiais recicláveis na produção das embalagens, passaram para os materiais reciclados, além da melhor arrumação para reduzir a dimensão das mesmas, tentando poupar espaço nos veículos que as transportam, que por sua vez gastam combustível - emitindo dióxido de carbono - pelo mundo fora para as entregar nos mercados de destino.

Eliminaram substâncias tóxicas dos materiais de fabrico, substituíram os manuais em papel pelo acesso à Internet, e introduziram "tecnologias de poupança", tudo em prol do ambiente


Hoje as técnicas de produção dos telemóveis tentam ir mais longe e as fabricantes fazem diferentes apostas nesse sentido, umas mais originais do que outras.

O assunto já foi tratado noutras matérias pelo TeK, como na sugestão Mostre o seu lado mais "verde", mas o número crescente de ofertas justifica um regresso ao tema. Conheça as propostas móveis ecológicas mais recentes.


Anunciado há pouco tempo - e já mencionado no TeK -, o Cedar da Sony Ericsson alia à forte componente social, características amigas do ambiente. O telemóvel é fabricado em plástico reciclado, tem um carregador de bateria de baixo consumo de energia, manual electrónico e embalagem compacta.

Anda sem preços definidos, o Sony Ericsson Cedar deverá começar a chegar ao mercado a partir do último trimestre do ano nas cores Black/Silver e Black/Red.

A Samsung também colocou recentemente no mercado mais uma proposta com "contornos ambientais". O modelo Blue Earth, um exclusivo TMN, possui um design ecológico possibilitando o recarregamento através de energia solar.

Construído à base de plástico reciclado (PCM), contribui logo desde o processo de fabrico para a redução do consumo de combustível e emissões de carbono, sendo livre de substâncias prejudiciais.

O Samsung Blue Earth conta ainda com aplicações ecológicas como o Eco-Walk, que permite contar os passos de uma caminhada e calcular a redução de emissões de CO2, dada a opção da caminhada em detrimento do uso de um transporte motorizado; o Modo-Eco, que possibilita regular a luminosidade do ecrã, a duração da luz de fundo e o bluetooth com vista à poupança de energia; e o Eco-Calendar, que permite ter à disposição um calendário dos dias ecologicamente significativos.

Além das preocupações ambientais, o Samsung Blue Earth soma também outro tipo de características e funcionalidades mais habituais, como o ecrã táctil de três polegadas, a câmara fotográfica de 3,2 megapixeis, GPS, o acesso 3,5G à Internet até 3,6Mbps, push mail, Wi-Fi, Leitor de MP3 e Rádio FM, entre outras.

Mantendo o seu compromisso de contribuir para um ambiente mais saudável, a Nokia deu recentemente a conhecer dois novos produtos "amigos do ambiente", o Nokia 6700 slide Alluminium Raw Chargeless Phone e o Nokia Bicycle Charger Kit. O primeiro é, tal como o nome indica, vendido num pack sem carregador, num projecto pioneiro em Portugal e no Reino Unido.

Já o Nokia Bicycle Charger Kit surge como uma nova solução de carregamento móvel ecológica, que utiliza o movimento das rodas das bicicletas para fornecer energia aos telemóveis.

Disponibilizando energia gratuita e amiga do ambiente, o Nokia Bicycle Charger Kit é composto por um carregador e um dínamo, para além de um suporte para fixar o dispositivo móvel à bicicleta. Depois de o kit estar instalado, o dínamo é um pequeno gerador eléctrico que utiliza o movimento das rodas para carregar o telemóvel, através da entrada de carregamento disponível na maioria dos dispositivos Nokia.

Este dispositivo vai estar disponível antes do final de 2010 através da loja Nokia online e dos fornecedores da marca, mas apenas em determinados mercados, desconhecendo-se se Portugal estará entre os contemplados.

Por outro lado, o mercado português foi, a par do Reino Unido, escolhido para integrar um projecto pioneiro e que consiste na disponibilização da versão sem carregador do modelo 6700 slide.

A fabricante quer, desta forma, incentivar os consumidores a reutilizarem os carregadores que tenham de equipamentos Nokia anteriores.

Ao ser vendido sem carregador, foi possível reduzir o tamanho da embalagem e, consequentemente, aproveitar melhor o espaço de transporte destes equipamentos. Desta forma, é possível poupar em energia, matéria-prima e reduzir as emissões de CO2.

Este pack de venda também apela aos consumidores a darem o seu contributo para a preservação do ambiente, uma vez que o valor do carregador será entregue pela Nokia à WWF para a plantação de árvores. Após a compra, o cliente pode inscrever-se neste projecto, acompanhar o crescimento da sua árvore, através do Google Earth, podendo nomeadamente dar-lhe um nome.

Disponível em alumínio cru, o Nokia 6700 slide Chargeless Phone custa 160 euros, excluindo impostos e subsidiação.

Recorde-se que estes são apenas alguns produtos recém-lançados ou prestes a chegar ao mercado que integram as políticas green das fabricantes de telemóveis, mas que não as esgotam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!