terça-feira, 13 de julho de 2010

Compostagem - Composteira Doméstica



__Para quem vive na cidade, toda a matéria orgânica produzida pode ser reutilizada e transformada num excelente adubo (composto).

A compostagem é a melhor maneira de dar um destino útil aos resíduos orgânicos. Veja, passo a passo, como é fácil construir uma composteira ocupando pequenos espaços em casa ou no apartamento:

.:: Materiais necessarios ::.

- Três caixotes pequenos
de madeira (encontrados
em fruteiras para colocar maçãs)
- Jornal
- Terra
- Resíduos orgânicos in natura (cascas de frutas, legumes e ovos, folhas de verduras não aproveitadas, folhas e flores, borra de café, erva-mate etc).
Importante: Não utilize alimentos processados, como restos de comida e de carne, que além de causarem mau cheiro, atraem insetos e ratos.


.:: passo-a-passo ::.
Técnica desenvolvida pelo IPEP (Bagé/RS)

1 ::. Amasse as folhas de jornal formando pequenas sanfonas.

2 ::. Forre as laterais internas das caixas com o jornal amassado, criando paredes. É importante deixar frestas para o ar circular.

3 ::. Em uma das caixas coloque aproximadamente três centímetros de terra e cubra com os resíduos orgânicos. Depois, repita o procedimento com as sobras de alimento produzidas no dia-a-dia, até que a caixa esteja cheia.

4 ::. Deixe as outras duas caixas vazias, forradas com papel amassado, para, porteriormente, receberem a terra e os resíduos.

5 ::. Empilhe as três caixas montando uma espécie de pequeno armarinho.

6 ::. Deixe por cima a caixa contendo os resíduos. Quando ela estiver cheia, transfira-a para o andar de baixo.

7 ::. Repita a operação com as outras caixas.


.:: Resultado ::.
__Cada caixa deve descansar por aproximadamente 30 dias. Depois disso, a terra com os restos estará transformada em um fértil composto, que poderá ser usado em vasos e floreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!