sábado, 10 de julho de 2010

Copa do Mundo de 2014 será "verde", promete Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta quinta-feira, 8 de julho, que a Copa do Mundo de futebol de 2014, que será realizada no Brasil, ficará marcada por adotar medidas de desenvolvimento sustentável. Ele discursou no Sandton Convention Center, em Johannesburgo (África do Sul), durante a apresentação oficial do logotipo do próximo mundial.

"Essa será a Copa verde, como tem na nossa bandeira e nas nossas florestas. A sustentabilidade ambiental é uma prioridade para o Brasil", afirmou Lula, que também destacou a importância da transparência no período pré-mundial. "Dois decretos foram assinados por mim: todos os gastos públicos serão divulgados pela internet e acompanhados em tempo real."

Segundo o governante, as boas impressões deixadas pela África do Sul na Copa do Mundo de 2010 só aumentará a responsabilidade do Brasil. "Estamos aprendendo com eles e faremos um Mundial tão bonito e emocionante", garantiu.

Lula, que está prestes a encerrar seu segundo mandato como presidente, aproveitou ainda para deixar um recado ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira: "não serei mais presidente depois de janeiro de 2011, mas continuarei brasileiro, continuarei um amante do futebol e pode contar comigo no que for necessário para que a gente possa fazer a melhor Copa do Mundo que um país já conseguiu fazer".

Acordo

Em 29 de abril, os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do Esporte, Orlando Silva, assinaram um acordo de cooperação que prevê o implemento de uma agenda sustentável nos próximos anos, voltada tanto para a Copa do Mundo de 2014 como para as Olimpíadas de 2016, que também será realizada no Brasil. A parceria busca facilitar o lincenciamento ambiental dos empreendimentos prioritários para os eventos esportivos, para evitar impasses no cronograma brasileiro de obras.

Os ministérios se comprometeram em literligar os criadores dos empreendimentos e os responsáveis pelo licenciamento ambiental, para que juntos encontrem uma solução com garantias de proteção ao meio ambiente.

Gol Verde

A Fifa, instituição máxima do futebol e organizadora da Copa do Mundo, promove desde o Mundial de 2006 o programa "Gol Verde", que institui metas e objetivos a serem cumpridos durante o evento com foco na sustentabilidade. Novas tecnologias para construção de estádios sustentáveis e a implantação de sistemas de transporte inteligentes são algumas das melhorias estimuladas pela iniciativa, que também será aplicada no Brasil.

(EcoDesenvolvimento.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!