sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Operação resgata botos presos em rio assoreado na Bolívia.

  • Pelo menos 12 animais estavam sem conseguir sair de rio degradado  

    GLOBO AMAZÔNIA

     

  • Pelo menos 12 botos de uma espécie que só existe na Bolívia foram resgatados de um afluente do Rio Grande, no noroeste da Bolívia, numa operação que já dura mais de 10 dias e deve ser encerrada nesta terça-feira (30). O rio é parte da bacia amazônica e está assoreado por causa do desmatamento nos seus arredores. Os animais foram tirados do afluente e devolvidos à água rio abaixo, para poderem circular livremente.
    Segundo informações passadas ao Globo Amazônia pelo Museu Noel Kempff, de Santa Cruz de La Sierra, que participa da operação, o curso de água passa numa região de plantações de soja e teve suas margens totalmente desmatadas. Os resíduos do desmatamento levaram ao assoreamento, criando uma espécie de represa que impedia os mamíferos aquáticos de sair do afluente menor, conhecido como Rio Paila, para o Rio Grande.
    O acúmulo de resíduos é tão grande, informa Katia Rivero, funcionária do museu, que a profundidade máxima da água em que os botos estavam era de cerca de 3 metros.
    "El Deber", um jornal local, informa que eram 12 animais presos, mas, de acordo com Katia, 19 botos já haviam sido resgatados quando deixou o local da operação, no sábado (29). A área é distante da cidade e não tem cobertura de telefonia. Por isso, não há informações atualizadas e precisas sobre se outros botos foram resgatados desde então.
    As fazendas dos arredores são de propriedade de brasileiros. Segundo informações da imprensa e do governo locais, foram estes fazendeiros que chamaram atenção para a situação dos animais, que é conhecida há mais de um mês. Os brasileiros também estão ajudando na operação de resgate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!