sexta-feira, 26 de março de 2010

No sábado, Congresso Nacional ficará às escuras pela Hora do Planeta 2010...

[Foto]
O Senado Federal e a Câmara dos Deputados também vão aderir à Hora do Planeta, movimento global organizado pela Rede World Wild Fond (WWF), com o objetivo de chamar atenção para os problemas causados pela elevação da temperatura da Terra. As luzes do Palácio do Congresso Nacional serão desligadas no sábado (27), das 20h30 às 21h30, na hora oficial de Brasília.
A Earth Hour é uma iniciativa global da WWF, que convida pessoas, empresas, comunidades e o governo a apagar suas luzes para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Os cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por produzir informações científicas, indicaram em seu último relatório que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela atividade humana.
O uso desregrado dos recursos naturais, a destruição das florestas e da vegetação e a emissão de gases poluentes para a atmosfera, de acordo com a visão desses cientistas, vêm elevando a temperatura terrestre, alterando os ciclos naturais, como as chuvas, intensificando fenômenos como os tornados e as secas e provocando o derretimento das calotas polares. É tentando alertar para as consequências desses eventos que a WWF realiza o movimento.
Até agora, instituições representativas da sociedade civil organizada, empresas públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte, escolas, veículos de comunicação, bancos, órgãos públicos, representantes de diversas religiões, partidos políticos e até a Google Brasil assinaram o protocolo de apoio ao movimento. Outros grupos engrossam essa lista.
O objetivo dos organizadores é reunir 1 bilhão de pessoas em todo o planeta para mostrar "aos líderes dos governos e a toda a sociedade que é hora de combater as causas do aquecimento global", segundo o site oficial www.horadoplaneta.org.br
Para se unir ao movimento, é importante se cadastrar.
História
Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, 2 milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo, em 371 cidades, aderiram à ação.
No Brasil, a WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta em 2009. Naquele ano, quando mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor e o Congresso Nacional ficaram uma hora no escuro. Aderiram à iniciativa 13 capitais. Além disso, artistas, atletas e apresentadores ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.
Nesta quarta edição, a segunda que conta com a presença do Brasil, até agora, 15 capitais aderiram ao movimento: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Vitória (ES), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Recife (PE), Goiânia (GO), Belém (PA) e São Luís (MA). Os governos do Acre e de Minas Gerais também garantiram apoio ao movimento.
Ficarão às escuras monumentos das cidades, como forma de mostrar ao mundo a preocupação com o desmatamento, a degradação dos ecossistemas e as mudanças climáticas. Em Brasília, as luzes do Palácio do Congresso Nacional serão apagadas. Em Recife, ficarão no escuro o edifício sede da prefeitura e a Ponte Duarte Coelho, o ponto de apoio do Galo da Madrugada. Em Belém, a prefeitura irá realizar um evento no mercado de São Braz, que terá suas luzes apagadas.
São Luís vai desligar as luzes do Palácio La Ravardiere, da sede da prefeitura, do Memorial Maria Aragão, da fachada da Igreja dos Remédios, da sereia da Praça Dom Pedro II e do monumento da Praça Gonçalves Dias. Em Goiânia, serão apagadas as luzes do Viaduto Latif Sebba, do Elevado João Alves de Queiroz e do Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza.
Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... o Planeta agradece!!!